Shaolin: braço pode ser preservado!

Hora de acordar: médicos começam amanhã a reduzir sedação para tirar Shaolin do coma induzido

O comediante Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, segue internado em estado grave, porém estável, segundo informações da TV Record.

De acordo com os médicos do Hospital das Clínicas, em São Paulo, a sedação deve ser suspensa e o humorista pode acordar entre segunda-feira (24) e terça-feira (25). Shaolin sofreu um acidente de carro na quarta-feira (19) na Paraíba e foi transferido para São Paulo na sexta (21).

Shaolin respira com ajuda de aparelhos e está em coma induzido. Ele passará por novos exames, entre eles, uma outra ressonância magnética, para serem verificadas as gravidades das lesões no cérebro.

Dependendo dos resultados, a sedação do comediante será suspensa.
O humorista esteve internado no hospital Antonio Targino, em Campina Grande (PB) e lá passou por cirurgias para conter o traumatismo craniano e uma fratura exposta no braço esquerdo.

Quanto ao seu braço, depois de ter passado por uma cirurgia de recomposição da parte óssea, o risco da amputação é quase mínimo.

Em entrevista ao vivo no Programa do Gugu, a mulher de Shaolin, Maria Laudiceia dos Santos, disse que o batimento cardíaco do humorista foi controlado. “Ele saiu lá de Campina Grande com 130 e chegou a 85. No quadro dele, isso é muito positivo. A cada instante eu fico mais esperançosa”, afirmou. Ela também comentou que ele mexeu os pés por algumas vezes.

Quanto ao motorista do caminhão, que não prestou socorro no momento do acidente, Maria disse não estar preocupada com o fato agora e que a prioridade é a melhora de Shaolin. “Quando ele melhorar, ele que vai decidir o que ele quer fazer, se ele quer mover algum tipo de ação”.

O acidente
Shaolin sofreu um acidente de carro às 23h38 pelo horário local (0h38 em Brasília) de terça-feira (18) em Campina Grande, na Paraíba. Segundo informações do Hospital Regional da cidade, o artista deu entrada na unidade à 0h15 de quarta-feira (19) com traumatismo craniano.

Cerca de uma hora depois dos primeiros atendimentos, Shaolin foi transferido para o Hospital Antonio Targino, e passou por uma cirurgia que durou cerca de três horas, terminando pouco antes das 4h. Vários médicos, entre eles dois ortopedistas e um especialista vascular, integravam a equipe que fazia a cirurgia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente envolveu um caminhão que estava vazio e o carro conduzido por Shaolin, que seguiam pela mesma via (BR-230), porém em sentidos opostos. Na altura do km 163, os veículos teriam se chocado lateralmente. O motorista do caminhão teria fugido, segundo a polícia, mas já foi identificado. O humorista estaria sozinho no automóvel, que ficou bastante danificado.

Adriana Bezerra

Mortes por câncer de mama crescem 45% em dez anos

Chances de cura aumentam quando o tumor é descoberto na fase inicial

Diego Junqueira, do R7

O câncer de mama no Brasil não cresce apenas em número de casos, mas também em mortes. O número de mulheres que morreram por causa da doença aumentou 45% em dez anos, saltando de 8.104, em 1999, para 11.813 em 2008. Os números são do DataSUS, do Ministério da Saúde.

O número é preocupante porque, diferente dos países desenvolvidos (que vêm controlando os índices de mortalidade), o controle do câncer de mama no Brasil esbarra em duas dificuldades: a dificuldade para tratamento e o diagnóstico tardio.

De acordo com o mastologista Marcos Desidério Ricci, do Hospital das Clínicas da USP e do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), o número de mamógrafos no Brasil é suficiente, mas somente 30% são destinados para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), “que é a grande população que precisa”.

- O acesso ao tratamento não está disponível para todas as pacientes. É comum você diagnosticar um tumor suspeito, mas a paciente não encontra lugar para fazer uma biópsia. Ou então fica na fila para fazer uma radioterapia.

Para o presidente da SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), Carlos Ruiz, outro problema é que os mamógrafos estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país.

- Quando o diagnóstico é tardio, o tratamento é mais agressivo.

O envelhecimento da população brasileira e o maior número de exames realizados também são apontados pelos especialistas como razões para o aumento de mortes pela doença. Os hábitos ocidentais, como sedentarismo, obesidade e tabagismo, também têm agravado a doença nos últimos anos.

Diante disso, Ruiz lembra que as mulheres e os médicos precisam estar cientes de que os exames de mamografia para rastreamento devem começar a partir dos 40 anos. O diagnóstico precoce mutila menos e cura mais. Existe muita vida depois do câncer de mama, e isso está relacionado ao diagnóstico precoce.

Após visita de Tom, Chico Anysio melhora e faz mímica

Paciente continua no CTI, mas tem sedação menor; ele ainda respira com ajuda mecânica

Do R7
DivulgaçãoDivulgação

Tom Cavalcante visitou o amigo Chico Anysio neste sábado; Chico se comunica com a família por meio de mímica, diz boletimA sedação de Chico Anysio diminuiu e ele se comunica com os familiares por meio de mímica. 

As informações são do mais recente boletim médico do paciente, divulgado pelo Hospital Samaritano, neste domingo (23). 

O médico Luiz Cesar Cossenza Rodrigues contou que, após a visita rotineira, manteve Anysio no CTI (Centro de Tratamento Intensivo), mesmo que com sedação menor. 

O humorista ainda utiliza o suporte mecânico para respirar.
 
Já o quadro de insuficiência cardíaca que foi agravado pela infecção está sendo monitorado e sob controle com uso de medicamentos.

O boletim ainda informa que a pneumonia diagnosticada na base do pulmão direito está regredindo aos poucos.

O quadro clínico do paciente permanece estável dentro de sua gravidade. 

Chico Anysio está internado no centro médico de Botafogo, zona sul do Rio, desde o dia 2 de dezembro de 2010.

O quadro inicial era de falta de ar. Os médicos logo perceberam que ele estava com a obstrução da artéria coronariana, e o doente foi submetido a angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias.

Durante o período pós-operatório o paciente apresentou novo quadro de falta de ar, tendo sido diagnosticado um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

Neste sábado (22), o humorista recebeu a visita do amigo Tom Cavalcante. Chico Anísio ainda nao tem previsao de alta.

Leave a Comment